Consequências do procedimento de recuperação de rodas e aros

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O cuidado e a prevenção de acidentes estão em suas mãos


Você sabia que a recuperação de rodas e aros podem trazer sérias consequências?

Para quem acha que é mais vantajoso ou “econômico” esse tipo de reparo, fique atento aos riscos que você pode enfrentar.

A roda é projetada para atender a determinados requisitos do veículo ao qual se destina. A maioria dos problemas ligados a elas estão relacionados à sobrecarga e manutenção imprópria. A velocidade e as condições da estrada também são fatores que ao longo do tempo ocasionam tensões cíclicas elevadas em alguns pontos das rodas e contribuem para sua deterioração.

Rodas e aros com sinais de rachaduras, deformidade ou desgaste não devem ser consertados, nem reutilizados e sim, trocados. A recuperação das rodas, só irá lhe colocar sob riscos de acidentes graves ou fatais. Além disso, a prática não é aprovada pela Associação Brasileira de Pneus e Aros (ABPA).

Entretanto, a prática de recuperação e manutenção de rodas e aros vem se tornando comum nos últimos anos.

Reparos e segurança na estrada


Trafegar por vias não pavimentadas, infelizmente faz parte do dia a dia dos caminhoneiros. Consequentemente, isso pode trazer danos para a roda do seu caminhão reduzindo sua durabilidade, seja ela de aço ou alumínio. Neste caso, o reparo de desamassamento, não é o ideal. A utilização de martelos, torneamento e soldas alteram as características físicas originais das peças, afetando a segurança do veículo e de seus ocupantes.

Assim como os aros, eles jamais devem ser soldados. As tensões residuais provocarão novas rachaduras e irão voltar rapidamente com o uso, podendo ocasionar acidentes também. Para evitar corrosão, uma dica é a pintura anticorrosiva das rodas, ela deve ser sempre verificada na montagem dos pneus e renovada. Caso conste alguma ferrugem, retire-as antes do procedimento.

Revisão em dia


Fique sempre atento. Verifique a presença e condições das porcas e parafusos. Em caso de mau estado ou ausência, você deve substituí-los. Na eventualidade de quebra, você também deve trocar os vizinhos. Já no caso de dois ou mais estarem danificados, você deve repor todos.

Para uma boa fixação, é ideal manter esses itens isentos de óleo e checar se o torque aplicado corresponde ao indicado pelo fabricante do veículo. Lembrando que, o excesso ou falta de ajuste podem gerar problemas nos parafusos ou nas rodas, comprometendo a segurança em conjunto.

Além disso, hoje em dia é comum vermos a utilização de equipamento automático no aperto das porcas ou parafusos, o qual não dispensa a verificação regular do ajuste correto. O recomendado é efetuar a revisão de aperto das rodas, pelo menos a cada 2.000 km rodados, utilizando-se o torquímetro.

O cuidado e a prevenção de acidentes estão em suas mãos!

Lembre-se: você, motorista, pode adotar diversas atitudes para tornar sua jornada de trabalho mais segura.

Esse foi mais um conteúdo de alerta da Goodyear. Em caso de dúvida ou para maiores esclarecimentos, entre em contato conosco ou com nossa rede de revendedores!

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FONTE: ALAPA