Você sabe ler a etiqueta de um pneu?

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Já imaginou qual é o melhor local para encontrar informações essenciais sobre os pneus do seu veículo, como aquelas referentes à resistência ao rolamento, aderência no molhado e ruído externo dos seus pneus? Se você pensou na etiqueta presente neles, acertou. Trata-se de um componente que apresenta informações sobre segurança e etiquetagem dos pneus, algo importantíssimo para o consumidor.

O Programa Brasileiro de Etiquetagem de Pneus (PBE) é regulamentado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), que tem a função de passar ao comprador informações importantes sobre a segurança dos pneus fabricados e características ambientais que os envolvam. Essa medida está em vigor desde 2015, e leva em conta os três critérios que mencionamos acima.

Nesta imagem, você viu o exemplo de uma etiqueta de pneu. Mas, afinal, como identificar as informações presentes nela? Confira:

Resistência ao rolamento (RR)

Chamamos de resistência ao rolamento a força que se opõe à rotação do pneu. Então, quanto menor for essa resistência, menor será o consumo de combustível e emissão de gases poluentes.

A graduação da resistência é medida em sete níveis, que vão de “A” até “G”. Assim, de acordo com essa classificação, o pneu “A” é o mais eficiente e o pneu “G” é o menos eficiente quando pensamos em consumo de combustível.

Você sabia que o pneu Fuel Max LHS possui a melhor graduação do mercado, B, entre os pneus para caminhões e ônibus?

Aderência ao molhado (WG)

A aderência ao molhado é a capacidade que o pneu tem de melhor performance em uma superfície molhada. Assim como a resistência ao rolamento, este critério também é nivelado de “A” a “G”.

Na prática, um pneu com boa aderência deverá apresentar distâncias de frenagem mais curtas, melhor dirigibilidade em retas e maior estabilidade nas curvas.

Ruído externo (dB)

Pode não parecer, mas o som emitido pelos pneus durante o deslocamento do veículo causa impactos ao meio ambiente. O nível sonoro é medido em decibéis e classificado em até três ondas, que definem se o pneu é mais ou menos silencioso.

Podemos definir estes níveis da seguinte maneira:

Uma onda


Veículos de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus: nível de ruído < 69 dB.

Duas ondas


Veículos de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus: 69 dB < nível de ruído < 72 dB.

Três ondas


Passeio: 72 dB < nível de ruído < 75 dB.

Comerciais leves: 72 dB < nível de ruído < 77 dB.

Caminhões e ônibus: 72 dB < nível de ruído < 78 dB.

Critérios utilizados pela Goodyear


Apesar do INMETRO avaliar apenas os três critérios exigidos pelo PBE, a Goodyear avalia mais de 50 parâmetros de performance durante o desenvolvimento dos pneus!

Para oferecer a melhor combinação aos clientes, nós levamos em consideração 10 parâmetros principais de avaliação:

– Custo por quilômetro;
– Resistência ao rolamento;
– Quilometragem em banda original;
– Quilometragem total do pneu;
– Recapabilidade;
– Resistência da carcaça;
– Assistência à frota;
– Ferramentas de gestão para o pneu;
– Aderência ao molhado;
– Ruído externo.
Pois é, trabalhamos com diversos critérios para garantir toda a qualidade e segurança que os pneus dos veículos da frota precisam para enfrentar os desafios do dia a dia.

Quer entender melhor como a Goodyear pode te auxiliar? Entre em contato aqui!

Fonte: Inmetro