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Inventados em 1845, os pneus de borracha substituíram as rodas de madeira e ferro que eram utilizadas em carroças e carruagens. De lá para cá, desenvolveram-se e adquiriram tecnologias de ponta para sustentar toneladas de carga e percorrer o país de norte a sul.
Fundamentais no setor automotivo, os pneus são o ponto de contato do veículo com o solo e têm participação decisiva no seu comportamento, podendo até mesmo interferir no processo de aceleração e frenagem se não estiverem em bom estado.
Confira agora as principais partes de um pneu:
Componentes
Conhecer o pneu ajuda a fazer a melhor escolha para obter resultados cada vez melhores em performance e economia. E para isso, alguns elementos são importantes:
Banda de rodagem: a banda de rodagem é a parte do pneu que fica em contato com o solo. Seu composto de borracha é resistente à abrasão e a ruptura e ela deve proporcionar ao pneu tração, frenagem, baixa resistência ao rolamento, dirigibilidade e conforto, além de ser resistente ao desgaste proporcionando quilometragem satisfatória ao pneu
Sulcos: são os canais longitudinais ou transversais desenhados na banda de rodagem do pneu. São essenciais para proporcionar o escoamento de água entre a banda de rodagem e o piso (em caso de piso molhado), apontam quando há a necessidade de trocar o pneu por desgaste e ajudam no resfriamento da banda de rodagem.
Carcaça: é a parte estrutural do pneu e é composta, no caso dos pneus de caminhão e ônibus Goodyear, de uma lona. Esta lona é composta de cordonéis de aço impregnados de borracha.Tem como funções: receber e transmitir a força propulsora do motor do veículo ao solo, suportar a carga, proporcionar flexibilidade, conforto e também longevidade ao pneu (através de recapagens).
Cintas estabilizadoras: são cordonéis de aço, dispostos diagonalmente, localizam-se entre a carcaça e a banda de rodagem e tem a função de enrijecer a área da banda de rodagem, reduzindo torções e proporcionando maior estabilidade ao pneu e maior resistência a cortes, danos e impactos.
Talões: feitos com aço de alta resistência, os talões são como uma cinta e se ajustam à roda para impedir que o pneu deslize longitudinalmente ou escape do aro.
Costado: é a área lateral do pneu, que contorna o pneu entre o talão e a banda de rodagem, constituída por um composto de borracha flexível e pela própria carcaça.Tem como funções: suportar o flexionamento do pneu, suportar mudanças de temperatura e proteger a carcaça lateralmente contra impactos e compressões laterais.
Liner: é a camada de borracha com um composto especial que apresenta grande capacidade de vedação e que reveste o pneu internamente. Sua principal função é reter o ar dentro do pneu.
Ufa, quantos detalhes! Pois é, antes de rodar no seu caminhão, o pneu roda por muitas etapas na fábrica. Cada um desses componentes que forma o pneu é essencial tanto para garantir a eficiência da força do motor quanto para estabilizar o veículo. Conhecer os seus componentes é fundamental para entender as peculiaridades de cada pneu e, claro, saber escolher o melhor para a sua frota.
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