Publicado:
Cada tipo de terreno exige um pneu específico, que garanta a máxima performance do seu caminhão. E quando falamos em segurança na direção e economia para a frota, a escolha do pneu do caminhão alinhada ao tipo de percurso enfrentado pelo motorista é um fator fundamental!
Em outras palavras: a escolha correta do pneu garante conforto, segurança e economia, uma vez que o pneu terá um maior tempo de vida útil e poderá ser recapado mais vezes.
Você conhece os diferentes tipos de trajetos e os pneus ideais para cada um? Acredite, são muitas as opções disponíveis para estradas leves e pesadas!
Serviço rodoviário
No serviço rodoviário estão as estradas que são predominantemente planas e retas, como a Rodovia Castello Branco no Estado de São Paulo. São, em sua maioria, estradas em que trafegam tanto caminhões de transporte de carga quanto ônibus de passageiros que cortam Estados e fazem a ligação entre várias cidades.
Nessas vias, os veículos mantêm velocidade constante por um longo período de tempo. Por isso, a Goodyear recomenda os pneus Fuel Max LHS e Fuel Max LHD. Eles entregam até 6% mais economia de combustível e até 9% mais quilometragem quando comparados aos seus antecessores.
Serviço regional
O serviço regional caracteriza-se por estradas com vias pavimentadas e sinuosas, com aclives e declives acentuados. Nestes trajetos os veículos trafegam com uma velocidade variável. Esse é o tipo de estrada mais comum no Brasil.
Assim como o serviço rodoviário, aqui também predominam o transporte de cargas e de passageiros. Para atender todos os desafios do serviço, a Goodyear recomenda os pneus Kmax S, que entregam até 10% mais quilometragem e KMax D Traction com até 5% mais quilometragem, quando comparados aos seus antecessores.
Serviço regional severo
Vias e ruas pavimentadas estão presentes quando a necessidade é trafegar por perímetros regionais severos, que são aquelas estradas repletas de percursos sinuosos e que exigem manobras constantes. Nesse perímetro os veículos trafegam com velocidade média. Como exemplo temos a Rodovia Fernão Dias, que liga o Estado de São Paulo ao Estado de Minas Gerais e a Serra do Rio do Rastro no Estado de Santa Catarina.
Para os caminhões e ônibus que enfrentam essas condições, a Goodyear recomenda o pneu KMax Extreme, que entrega até 15% mais quilometragem quando comparado com o G658.
Serviço urbano
Dentro da cidade, no serviço urbano, caminhões e ônibus fazem manobras, freiam, fazem curvas, passam por pistas pavimentas e por caminhos sinuosos, além de enfrentarem todo o tipo de asfalto.
Neste serviço, a atuação é predominantemente de ônibus para o transporte de passageiros dentro das cidades. Para superar todos os desafios, a Goodyear recomenda o pneu Urban Max que entrega até 17% mais quilometragem quando comparados ao seu antecessor.
Serviço misto
Este serviço é composto por trajetos em vias pavimentadas e trechos em vias de terra, como as estradas que levam às fazendas. O trajeto é percorrido, em sua grande maioria, por caminhões de carga que fazem o transporte de mantimentos das fazendas agricultoras aos centros urbanos para distribuição em mercados e lojas.
Os pneus, por sua vez, têm um grande desafio: enfrentar um solo com cascalho, buraco e lama. Nesse trajeto difícil, a Goodyear recomenda os pneus Armor Max MSS e Armor Max MSD, que entregam até 9% mais quilometragem quando comparados ao seu antecessor.
Serviço fora da estrada
Fora da Estrada as condições são ainda mais adversas, com percursos agressivos e abrasivos, em que predominam terra e rocha, como pedreiras, minerações e obras de construção civil.
Aqui, os veículos precisam garantir a máxima resistência dos pneus e a Goodyear recomenda o Armor Max OTR, seu pneu mais resistente para esses desafios.
Os pneus Goodyear são desenvolvidos com tecnologias pensadas para cada tipo de situação. Economia, performance e resistência no dia a dia que te fazem ir ainda mais longe!
Quer entender melhor como a Goodyear pode te auxiliar? Entre em contato aqui!