TUDO SOBRE A RECAPAGEM PARA O SEU PNEU!

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Quando pensamos em economia e redução de custos em uma frota, a recapagem do pneu é um dos pontos principais a serem observados! Mas você sabe o que é?

Chamamos de recapagem o processo de troca da banda de rodagem desgastada pelo tempo de uso do pneu por uma nova. Basicamente, é uma “reforma” que custa muito menos do que a compra de um novo pneu: a recapagem de um pneu chega a custar um terço do valor de um pneu novo e pode rodar praticamente a mesma quilometragem.

Quando fazer a recapagem?


O momento certo para fazer a recapagem varia de frota para frota pois depende do tipo e severidade do serviço em que os pneus operam. Isso visa preservar a estrutura da carcaça do pneu contra danos provocados por pedras e outros objetos que possam perfurar a banda de rodagem, como no caso de percursos mistos.

Para saber o momento ideal, procure um especialista da rede Goodyear para lhe indicar o momento ideal para recapagem para sua operação.Vale lembrar que o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determina que a profundidade do sulco do pneu tenha no mínimo 1,6 mm para poder rodar e que o descumprimento da regra pode gerar uma multa ao condutor!

Como é o processo?


A recapagem dos pneus é composta por diversos processos. Confira algumas etapas chave deste processo:

Higienização: os pneus são devidamente higienizados para retirar impurezas que possam atrapalhar o processo de reconstrução.

Inspeção inicial: nesse processo, a carcaça do pneu é analisada para assegurar que ela está apta para a reforma.

Raspagem: aqui, o objetivo é manter a rodagem uniforme e simétrica, deixando o pneu com a circunferência adequada para receber a nova banda de rodagem.

Análise da carcaça: neste momento, são retiradas partes oxidadas ou deterioradas da carcaça, além de verificar se há algum dano estrutural.

Consertos: se o pneu estiver muito deteriorado, deverá passar por uma reconstrução estrutural e novamente ser inspecionado.

Aplicação da nova banda de rodagem: a nova banda de rodagem do pneu é aplicada nesta etapa. Para que a segurança seja mantida, a nova banda recebe um identificador para saber que a recapagem já foi feita.

Vulcanização: o pneu recapado é submetido a condições de temperatura, tempo e pressão específicas para as necessidades de cada modelo e borracha.

Inspeção final: na última etapa do processo, o pneu passa pela inspeção final, que garante a integridade, a qualidade e a segurança do produto.

Por que fazer a recapagem?
Além de custar bem menos do que o valor de um novo pneu, a recapagem também é ecológica: consome menos de 20% dos recursos naturais utilizados na fabricação de um novo pneu.

E falando em ecologia: no Brasil, cerca de 450 mil toneladas de pneus são descartadas anualmente. Isso impacta diretamente o meio ambiente!

Agora que você já conhece o processo de recapagem, fique de olho na profundidade de sulco de seus pneus. E não esqueça de que é muito importante realizar o procedimento em um recapador autorizado Goodyear: eles são certificados, regulamentados e o procedimento mantém a garantia do pneu.

Quer entender melhor como a Goodyear pode te auxiliar? Entre em contato aqui!