Sinais de alerta: quando pneus, freios e suspensão apontam problemas

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Cuidar do caminhão deve ser um ato diário, com constantes revisões e manutenções durante seu uso. Em
viagens mais longas, por vezes acabamos deixando de lado as avaliações e confiando em nossos instintos.
Tudo bem, mas desde que você consiga reconhecer o que o seu caminhão precisa, lendo seus sinais que
indicam o que está acontecendo com o veículo. Para isso, separamos algumas dicas de como prever
futuras manutenções.

1. Bolhas e inchaços no pneu
Quando um pneu apresenta um aspecto com essas características, independente de estarem localizados nas laterais ou na banda
de rodagem, eles indicam que ocorreu uma passagem de ar entre as camadas do pneu, podendo ocasionar diversos problemas,
[B1]como a diminuição da resistência do material.

2. Furos no pneu
[B2]Praticamente, o sinal de maior alerta para a troca do pneu. Pois ao conter os furos, o pneu não consegue manter a pressão
de ar, fazendo com que ele murche rapidamente. Suas origens podem ser diversas, desde buracos e objetos nas pistas até
problemas na estrutura ocasionados pelo mau uso.
Em algumas borracharias, os funcionários recomendam a troca, mas a princípio esse é um investimento
de alto risco e deve ser feito somente com a averiguação de um especialista e realizado em um local de
confiança.

3. Desalinhamento
A falta de alinhamento [B3]pode fazer com que alguns pneus não entrem em contato com o solo, sobrecarregando os demais
pneus e fazendo com que estes desgastem bem antes do previsto. A revisão do alinhamento da direção e o balanceamento das
rodas [B4]podem fazer com que seus pneus durem muito mais e tornam a sua viagem muito mais segura.

4. Dificuldade na frenagem
[B5]
Quando o freio é acionado e você nota que ele demora mais para responder, pode ser um indício de que
está na hora de trocar o fluído de freio.

5. Perda de tração
[B6]Quando o caminhão trafega por vias muito esburacadas, algumas vezes a suspensão não acompanha ou possuem a
maleabilidade para suportar o peso em variações abruptas durante o percurso. Isso faz com que o caminhão dê aqueles
solavancos durante a viagem.


Referências:
https://blog.euroex.com.br/quando-trocar-o-pneu-de-caminhao/

https://cpfabbri.com.br/4-sinais-que-mostram-a-hora-de-trocar-o-fluido-de-freio/

https://blogwlmscania.itaipumg.com.br/amortecedores-do-caminhao-confira-os-principais-sintomas-de-desgaste/


[B1]Nos pontos afetados, o que em alguns casos pode ocasionar até o estouro do pneu.
[B2]Furos no corpo do pneu podem significar que o mesmo está condenado e não poderá mais ser utilizado, porém existem
casos em que o reparo pode ser realizado, prolongando assim a sua vida útil. É importante lembrar que para reparar um pneu é
necessário uma análise minuciosa, feita por um profissional qualificado, e que ateste a segurança de uso do pneu reparado.
Caso constatado dano profundo a estrutura do pneu, este deverá ser retirado de serviço.

[B3]Pode ocasionar desgaste prematuro dos pneus. Os mesmo trabalham com áreas sobrecarregadas e na maioria das vezes em
arrasto, enquanto outras áreas da banda de rodagem pouco tocam o solo.
[B4]....Pode fazer com que os pneus durem muito mais e tornem a rodagem muito mais segura.
[B5]Acho que a abordagem deste texto está incorreta, carros possuem fluido de freio, caminhões possuem freio pneumático e
dispensam o uso do fluido.
[B6]Quando os amortecedores da suspensão estão com nível de desgaste acentuado, pode acabar ocorrendo a falta de tração,
que se dá devido as rodas literalmente pularem do chão ao passarem por um piso esburacado ou de má qualidade. Além do
incomodo, isso pode ocasionar a quebra de componentes mecânicos do sistema de tração e também da suspensão.