Publicado:
Evite o prejuízo e siga as principais recomendações de manutenção para auxiliar nos custos da frota.
Estar com a manutenção em dia dos veículos é fundamental, principalmente quando se trata de pneus. Os pneus tem grande responsabilidade na eficiência de frenagem e na estabilidade do veículo, além de suportar todo o peso destes e da carga transportada. Além disso, eles são os componentes do veículo que mais sofrem desgastes, pois estão em constante contato com o piso da via que nem sempre está em bom estado.
E você? Já parou para pensar na importância de realizar o rodízio dos pneus? Não somente para garantir uma vida prolongada à eles, mas também, para garantir maior segurança na operação do veículo e reduzir seus custos.
Conforme são utilizados, os veículos apresentarão desgastes em diversos componentes mecânicos, que, aliados à distribuição de cargas e fatores relacionados à via, trarão como consequência, entre outras coisas, o desgaste irregular da banda de rodagem.
O rodízio nada mais é do que uma mudança periódica de posição dos pneus do veículo, ou seja, um revezamento indicado para promover “o efeito desejado”, o desgaste uniforme da banda de rodagem e a preservação da carcaça gerando menores custos de manutenção graças à otimização da quilometragem rodada e da possibilidade de reutilização da carcaça.
Dicas Importantes
Antes de realizar o rodízio, é importante observar cuidadosamente a válvula de enchimento e principalmente a banda de rodagem, checando se existem perfurações, deformações ou até mesmo objetos estranhos presos à borracha e também, para certificar que o seu desgaste está ocorrendo de modo regular e ainda não atingiu o limite referenciado pelos indicadores presentes em sua extensão.
Caso note excessivo desgaste, ou ainda, diferenças de desgaste entre as extremidades da banda de rodagem, é melhor verificar, corrigindo se necessário, a geometria do veículo e trocando os pneus por novos. E lembre-se: mudar o sentido de rotação dos pneus não é obrigatório!
Redobre sua atenção! Ao dirigir o veículo, repare se existem vibrações (perceptíveis principalmente ao volante), a atenção à estes detalhes é o que pode perceber a necessidade de antecipar um novo alinhamento, balanceamento ou até mesmo o rodízio dos pneus.
E fique atento, busque por profissionais devidamente qualificados para efetuar qualquer manutenção. Além disso, o rodízio de pneus deve seguir as orientações descritas no manual de instruções fornecido pelo fabricante do veículo, nele consta também o limite de quilometragem ou tempo para que seja feita esta troca de posição.
Como a manutenção deve ser feita?
É recomendado o rodízio cruzado somente para veículos equipados com todos os pneus de mesma medida e mesmo desenho de banda de rodagem, conforme demonstrado na imagem abaixo:
Já para as situações onde os pneus dianteiros são diferentes dos traseiros, o rodízio deve ser do tipo longitudinal, para que não sejam misturados os pneus com características distintas. Confira:
Já para reboques e semi-reboques, equipados com pneus radiais ou diagonais, é recomendado o rodízio, em média, a cada 10.000 km rodados. E a orientação é que os pneus do equipamento tenham a mesma estrutura (radial ou diagonal), medida e desenho de banda de rodagem em todos os seus eixos. Confira:
Vale lembrar que nunca devem ser utilizados de forma misturada, pneus diagonais e radiais, com desenho de banda de rodagem ou medidas diferentes num mesmo eixo e que dependendo do tipo de percurso e transporte, outros sistemas de rodízios poderão ser adotados. Procure um especialista da Goodyear para te orientar e dar todas as informações que precisa.
Beneficie-se do Rodízio
Realizar periodicamente o rodízio de pneus, otimiza o desgaste das bandas de rodagem e consequentemente, traz maior segurança e melhor dirigibilidade ao motorista, além de ser rentável.
A principal dica é ficar atento aos desgastes que podem se apresentar, principalmente próximos aos ombros do pneu, seja ele interno ou externo, pois são eles que nos “avisam” do início de danos, muitas vezes discretos, que podem até passar despercebido, gerando altos custos na hora da manutenção do seu veículo.
Portanto, ao executar periodicamente o rodízio dos pneus e revezar sua posição de forma correta, você confere maior quilometragem para frota e a uniformidade no desgaste dos pneus, possibilitando futuras recapagens.
Ficou com alguma dúvida? Procure o revendedor autorizado Goodyear mais próximo que irá fornecer todo o suporte que você precisa!
Encontre aqui a localidade mais próxima. Ou se preferir, fale conosco!
FONTE: ALAPA