Paralelismo de eixos: entenda o que significa

Publicado:

Alguns detalhes passam despercebidos, mas o desalinhamento dos eixos é algo importante para ser notado e ajustado.


Sabe quando você vê uma carreta andando nitidamente de lado ou em uma trajetória diferente do cavalo mecânico? Pois bem, esses são dois exemplos de possíveis erros no paralelismo de eixos.

A geometria e o paralelismo dos pneus são pontos principais para favorecer a dirigibilidade do seu veículo. Caso você ainda tenha dúvidas sobre como o posicionamento reage à mudança dos parâmetros de geometria, continue a leitura que vamos explicar neste texto.

Primeiramente, é importante saber que para manter a trajetória do veículo em linha reta, precisamos do paralelismo de todos os eixos e de sua perpendicularidade em relação ao chassi. Isto fará com que as rodas do caminhão girem corretamente para frente.

A falta de paralelismo nos eixos traseiros, assim como erros de convergência e divergência no eixo dianteiro, pode gerar desgastes irregulares na banda de rodagem, como também dificuldades de manobra com o veículo. Confira alguns exemplos:

Conforme vemos nas imagens acima e abaixo, o ângulo de impulso é construído à partir de uma linha imaginária (linha de centro), que corta longitudinalmente, o centro do veículo e outra, semelhante, que indica a trajetória das rodas de um determinado eixo (linha de impulso). Visto de cima, o veículo permanecerá em uma trajetória retilínea quando a linha de centro coincidir com a linha de impulso.

Quando o ângulo de impulso está fora do especificado, temos o afastamento da(s) linha(s) de impulso do(s) eixo(s) em relação à “linha de centro” do chassi, indicando, em graus, a falta de paralelismo. Ou seja, se os eixos não estiverem paralelos, ainda que por poucos minutos (de graus, não de tempo), o resultado será o desgaste dos pneus.

Isso significa que o veículo também vai rodar com resistência, aumentando o consumo de combustível e podendo causar problemas de segurança na estrada. Portanto, a linha de impulso dos eixos deve estar linear com a linha geométrica central do veículo.

Parâmetros Geométricos


Manter o veículo alinhado, ou seja, com os parâmetros geométricos da suspensão em ordem, gera, além de uma condução mais agradável, a consequente a redução de custos de manutenção do seu caminhão. Deste modo, os pneus do veículo rodarão maior quilometragem, haverá maior economia de combustível e tráfego com maior segurança pelas estradas Brasil afora.

A Goodyear recomenda efetuar inspeções periódicas ou estar com as manutenções em dia. E aos técnicos, ficam os seguintes lembretes:

Antes de qualquer alteração ou checagem dos parâmetros de suspensão, verifique se há folgas e peças danificadas nos sistemas de suspensão e direção do veículo e também, se a pressão de ar dos pneus está correta.

Ao realizar a verificação ou a correção da geometria de suspensão, é importante que o veículo esteja corretamente nivelado e em uma superfície totalmente plana e além disso, deve-se sempre respeitar as especificações do fabricante do veículo, bem como as tolerâncias por elas permitidas.

Conte conosco para solucionar esses problemas apresentados. Nossos técnicos capacitados estão prontos para lhe atender.

As melhores dicas sobre pneus e conteúdo exclusivo, você encontra aqui, no Portal do Motorista da Goodyear!

Se precisar de qualquer auxílio, entre em contato conosco ou procure nossa rede de revendedores!