OS DIFERENTES TIPOS DE MANUTENÇÃO

Publicado:

OS DIFERENTES TIPOS DE MANUTENÇÃO

O cuidado com a frota de veículos é uma das maiores preocupações dos frotistas; afinal, os veículos, além de instrumentos de trabalho, são também parte da estrutura da empresa e dos bens adquiridos, ou seja, representam um grande investimento. Além disso, cuidar da manutenção da frota é cuidar da segurança na estrada, da qualidade, da prestação dos serviços e da conquista de novos clientes.

Existem, basicamente, três tipos de manutenções para ficar de olho: a manutenção preventiva, a corretiva e a preditiva.

A primeira, preventiva, como o próprio nome já indica, é realizada para fazer um diagnóstico das condições do veículo e, se for necessário, determinar ações para evitar acidentes e prejuízos futuros. Essas manutenções devem ser realizadas de acordo com um cronograma fixo já definido pela empresa. Durante a manutenção preventiva, são checados os freios, os níveis dos fluidos, como estão os pneus, a suspensão do veículo e outros itens para garantir que tudo irá correr bem durante a viagem.

Já a manutenção corretiva é realizada quando algum componente precisa ser consertado ou substituído, devido ao uso excessivo ou quebra. Essa é uma manutenção bem mais cara para o gestor; afinal, além de ter que repor peças, o veículo vai ficar parado por algum tempo.

Por fim, o último tipo de manutenção é a manutenção preditiva, que também pode ser um investimento maior, pois depende de inspeções e controles frequentes. Nesta, se monitora regularmente como está o desempenho e o funcionamento dos veículos da frota, para assim, antecipar/prever falhas. Dai o nome de “preditiva”. A boa notícia é que essa manutenção também oferece excelentes resultados, e permite que o gestor antecipe problemas antes que eles se tornem mais graves.

E lembre-se: é essencial ouvir os relatos dos motoristas e acompanhar o histórico dos veículos para evitar surpresas.

Existem também sistemas disponíveis no mercado, como o CONTROL MAX da Goodyear, que auxiliam na gestão de pneus e proveem dados para controle da manutenção.

Mas e quando a manutenção do caminhão está em dia, tudo parece funcionar bem e, de repente, uma falha mecânica acontece? Bem, não dá para prever estes momentos, e o caminhoneiro também não pode ficar sem ter com quem contar nessas horas, não é mesmo? Por isso, é essencial ter serviços de assistência técnica à disposição.

Qualquer tipo de manutenção deve ser feita sempre por profissionais qualificados. Neste ponto, conte sempre com a rede Goodyear de Truck Centers a sua disposição. Encontre aqui o mais próximo.

A eficiência Goodyear na assistência

A presença constante e o acompanhamento dos clientes são partes intrínsecas do nome Goodyear. Atualmente, a Goodyear conta com uma rede de Truck Centers espalhados pelo país. Estes espaços vão além da venda de pneus, e oferecem também serviços completos de manutenção do sistema de rodagem dos caminhões.

Os Truck Centers trazem também serviços de alinhamento, borracharia e outros, sempre realizados por equipes treinadas para oferecer serviços personalizados com toda a qualidade. Nestes espaços, caminhoneiros autônomos e grandes e pequenos frotistas conseguem otimizar o desempenho dos pneus e do veículo.

A Goodyear também conta com o Max Force. Trata-se de um programa onde especialistas treinados atendem os gestores das frotas, fornecendo tudo que eles precisam para escolherem os produtos corretos por perfil de serviço e, ainda, implementam iniciativas para auxiliar na redução do custo por quilômetro na vida total dos pneus.

Quer saber mais? Clique aqui para saber tudo sobre pneus e os cuidados necessários.

Esse foi mais um conteúdo da Goodyear. Caso precise de qualquer auxilio, entre em contato conosco ou procure nossa rede de revendedores!