Os danos mais comuns nos aros dos pneus

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Observar atentamente as recomendações de uso sobre aros e rodas, é fundamental para preservar a segurança do motorista e evitar acidentes graves ou até mesmo fatais.


Você já imaginou quais são os principais danos mais comuns nos aros dos pneus?

Quando falamos de segurança e melhor performance do seu caminhão, assim como os pneus, os aros também dependem de uma manutenção adequada, seguindo os procedimentos do manual de segurança da Associação Latino-Americana de Pneus e Aros (Alapa) para evitar graves acidentes e problemas com a segurança da operação.

O primeiro passo é entender que a roda é um conjunto formado por aro e disco, servindo de elemento intermediário entre o pneu e o veículo. Ou seja, o aro é o elemento anelar, onde o pneu é montado juntamente com o disco, permitindo a fixação da roda ao cubo do veículo.

Para isso, é sempre importante observar atentamente as recomendações sobre aros e rodas, para preservar a sua segurança e evitar acidentes graves. Mas, afinal, quais são os danos mais comuns que podem acontecer no dia a dia?

Trincas no aro
>> Excesso de carga
>> Consequência de fortes impactos

Trincas no disco da roda
>> Torque incorreto de aperto na fixação
>> Fixação irregular do disco no cubo
>> Excesso de carga
>> Consequência de fortes impactos

Furos de fixação ovalizados / danificados
>> Torque insuficiente de aperto na fixação
>> Sistema de fixação no cubo incorreto

Atenção e cuidado


A maioria dos problemas ligados aos aros estão relacionados à sobrecarga, manutenção imprópria e mau estado de conservação. Trafegar por vias não pavimentadas, ter atrito com pedras grandes e guias altas, também trazem danos comuns para o dia a dia dos caminhoneiros, causando o desalinhamento no veículo e até mesmo danos gravíssimos nos aros dos pneus.

Manutenção adequada


Assim como as rodas, a montagem e desmontagem dos aros com ferramentas ou processos inadequados, devem ser evitados. Uma dica é esvaziar por completo o pneu antes de removê-lo do veículo.

Outro ponto importante, é qualquer dano que o aro apresentar, como rachaduras, deformações ou desgastes, é recomendado que ele nunca seja soldado ou reutilizado. Pois, no local da solda, as tensões residuais provocam novas rachaduras que irão tender rapidamente com o uso, comprometendo seriamente a segurança do veículo e do motorista.

Limpeza e ferrugem


Manter os aros limpos e com proteção contra ferrugem, é fundamental antes da montagem do pneu. Sendo assim, evite qualquer corrosão das rodas e dos anéis em aço, deixando-o em perfeito estado de rodagem.

Ajustes de porcas e parafusos
A revisão de porcas e parafusos já fazem parte da rotina de qualquer elemento que necessita de ajuste, e para as peças dos caminhões, não poderia ser diferente. Verificar a existência e condições das porcas e parafusos, é essencial para garantir o funcionamento ideal do veículo. Os parafusos devem ser mantidos isentos de óleo, já no caso das porcas, apenas a parte da arruela é necessário ser lubrificada. Por isso, o cuidado precisa ser redobrado para que a lubrificação não atinja os filetes de roscas.

Caso ocorra a quebra do parafuso, além da substituição imediata, é necessário realizar a troca dos vizinhos. Se dois ou mais estiverem danificados, é importante realizar a substituição de todos os parafusos.

Torque correto


É importante checar se o torque aplicado corresponde ao indicado pelo fabricante da roda ou do veículo. O excesso de torque ou falta de torque geram problemas no parafuso e/ou nas rodas, comprometendo a segurança do conjunto.

Para manter a pressão de inflação adequada, é aconselhável verificar frequentemente quando os pneus estiverem frios.

Neste caso, é comum a utilização de equipamentos automáticos no aperto das porcas, com o objetivo de serem regulados com o torque correto.

Boas práticas e condução segura


A Goodyear sempre destaca a importância de realizar as boas práticas para uma condução segura, mostrando o seu compromisso com a segurança no trânsito e nas estradas.

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Agora que você conhece os danos mais comuns nos aros dos pneus, que tal fazer um checklist para não deixar passar nenhuma dica dessas durante a revisão do seu veículo?

Quer saber mais detalhes sobre os diferentes tipos de pneus? Se precisar de qualquer auxílio, entre em contato conosco ou procure nossa rede de revendedores!

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Fonte: ALAPA