OS DANOS MAIS COMUNS NOS AROS DOS PNEUS

Publicado:

Observar atentamente as recomendações de uso sobre aros e rodas, é fundamental para preservar a segurança do motorista e evitar acidentes graves ou até mesmo fatais.


Você já imaginou quais são os principais danos mais comuns nos aros dos pneus?

Quando falamos de segurança e melhor performance do seu caminhão, assim como os pneus, os aros também dependem de uma manutenção adequada, seguindo os procedimentos do manual de segurança da Associação Latino-Americana de Pneus e Aros (Alapa) para evitar graves acidentes e problemas com a segurança da operação.

O primeiro passo é entender que a roda é um conjunto formado por aro e disco, servindo de elemento intermediário entre o pneu e o veículo. Ou seja, o aro é o elemento anelar, onde o pneu é montado juntamente com o disco, permitindo a fixação da roda ao cubo do veículo.

Para isso, é sempre importante observar atentamente as recomendações sobre aros e rodas, para preservar a sua segurança e evitar acidentes graves. Mas, afinal, quais são os danos mais comuns que podem acontecer no dia a dia?

Trincas no aro
>> Excesso de carga
>> Consequência de fortes impactos

Trincas no disco da roda
>> Torque incorreto de aperto na fixação
>> Fixação irregular do disco no cubo
>> Excesso de carga
>> Consequência de fortes impactos

Furos de fixação ovalizados / danificados
>> Torque insuficiente de aperto na fixação
>> Sistema de fixação no cubo incorreto

Atenção e cuidado


A maioria dos problemas ligados aos aros estão relacionados à sobrecarga, manutenção imprópria e mau estado de conservação. Trafegar por vias não pavimentadas, ter atrito com pedras grandes e guias altas, também trazem danos comuns para o dia a dia dos caminhoneiros, causando o desalinhamento no veículo e até mesmo danos gravíssimos nos aros dos pneus.

Manutenção adequada


Assim como as rodas, a montagem e desmontagem dos aros com ferramentas ou processos inadequados, devem ser evitados. Uma dica é esvaziar por completo o pneu antes de removê-lo do veículo.

Outro ponto importante, é qualquer dano que o aro apresentar, como rachaduras, deformações ou desgastes, é recomendado que ele nunca seja soldado ou reutilizado. Pois, no local da solda, as tensões residuais provocam novas rachaduras que irão tender rapidamente com o uso, comprometendo seriamente a segurança do veículo e do motorista.

Limpeza e ferrugem


Manter os aros limpos e com proteção contra ferrugem, é fundamental antes da montagem do pneu. Sendo assim, evite qualquer corrosão das rodas e dos anéis em aço, deixando-o em perfeito estado de rodagem.

Ajustes de porcas e parafusos
A revisão de porcas e parafusos já fazem parte da rotina de qualquer elemento que necessita de ajuste, e para as peças dos caminhões, não poderia ser diferente. Verificar a existência e condições das porcas e parafusos, é essencial para garantir o funcionamento ideal do veículo. Os parafusos devem ser mantidos isentos de óleo, já no caso das porcas, apenas a parte da arruela é necessário ser lubrificada. Por isso, o cuidado precisa ser redobrado para que a lubrificação não atinja os filetes de roscas.

Caso ocorra a quebra do parafuso, além da substituição imediata, é necessário realizar a troca dos vizinhos. Se dois ou mais estiverem danificados, é importante realizar a substituição de todos os parafusos.

Torque correto


É importante checar se o torque aplicado corresponde ao indicado pelo fabricante da roda ou do veículo. O excesso de torque ou falta de torque geram problemas no parafuso e/ou nas rodas, comprometendo a segurança do conjunto.

Para manter a pressão de inflação adequada, é aconselhável verificar frequentemente quando os pneus estiverem frios.

Neste caso, é comum a utilização de equipamentos automáticos no aperto das porcas, com o objetivo de serem regulados com o torque correto.

Boas práticas e condução segura


A Goodyear sempre destaca a importância de realizar as boas práticas para uma condução segura, mostrando o seu compromisso com a segurança no trânsito e nas estradas.

***

Agora que você conhece os danos mais comuns nos aros dos pneus, que tal fazer um checklist para não deixar passar nenhuma dica dessas durante a revisão do seu veículo?

Quer saber mais detalhes sobre os diferentes tipos de pneus? Se precisar de qualquer auxílio, entre em contato conosco ou procure nossa rede de revendedores!

As melhores dicas sobre pneus e conteúdo exclusivo, você encontra aqui, no Portal do Motorista da Goodyear!

Fonte: ALAPA