MANOBRAS QUE DANIFICAM OS PNEUS: NA CIDADE

Publicado:

Você sabia que o impacto contra buracos, meio-fio, guias altas e conversão em ruas estreitas podem impactar na vida útil dos pneus do seu veículo?


Essa preocupação já faz parte do dia a dia dos carros, vans, ônibus, e principalmente dos caminhões que circulam pelas vias urbanas. Mas, alguns fatores agravam ainda mais essas manobras. Quer saber mais? Continue a leitura e fique por dentro de todas as consequências:

Guias e meio-fio


A cena mais comum é vermos a quantidade de arranhões nas calotas, rodas e nas laterais dos pneus. Isso indica que devido a intensidade com a qual o costado do pneu atrita contra o meio-fio ou guia alta dependendo da intensidade, podem até ocorrer bolhas, furos no costado e até o estouro do pneu.

Sendo assim, é bom que o motorista, afim de resguardar os pneus do veículo, redobre a atenção ao estacionar e tente manter uma distância suficientemente segura do meio-fio, para que não corra risco de, por causa de eventuais impactos, formar bolhas, danificar talões, costados e demais componentes do pneu, inviabilizando a reutilização desta carcaça em futuras recapagens.

Conversões e ruas estreitas


Ao fazer conversões em ruas estreitas é preciso prática ao volante e atenção redobrada, pois embora pareça se tratar de um problema simples e costumeiro para os motoristas, estas conversões podem trazer danos à diversas partes dos pneus, como a banda de rodagem, por conta do arrasto dos pneus do terceiro eixo de um caminhão truck, por exemplo.

Outra situação ao fazer curvas estreitas é o risco de impacto do pneu contra a guia, onde ao subir na calçada, por exemplo, um dos pneus ou ainda, os dois pneus, podem atingir a guia de mau jeito, correndo o risco de cortes na banda de rodagem ou no costado.

Para evitar qualquer tipo de problemas em seu trajeto, confira algumas dicas de manobras que podem fazer a diferença no seu dia a dia:

Reduza a velocidade: Curvas mais fechadas exigem antecipação do motorista no seu tangenciamento, sendo necessário “abrir” um pouco mais o raio inicial da curva, para que o veículo se afaste do centro do raio de curva e não corra o risco de subir com as rodas traseiras na calçada, aumentando o risco de danificar os pneus. Essa ação também reduz o arrasto dos pneus, um possível segundo eixo direcional ou de um terceiro eixo quando aplicáveis estas situações.

Evite freadas bruscas: Para garantir uma condução mais segura e com menor possibilidade de danos ao veículo, é aconselhável respeitar os limites de velocidade da via, principalmente em curvas, especialmente as mais fechadas que exigem uma redução ainda maior da velocidade. Em transito pesado é fundamental o controle e a observação da velocidade, para que o motorista não seja pego de surpresa e tenha que realizar freadas mais bruscas. Esta ação pode levar ao travamento das rodas, que fará com que o veículo derrape sobre a pista, causando desgaste nos pneus e perda de controle do veículo.

Atenção com as cargas: Vale lembrar que é importante distribuí-las na plataforma de carga, de maneira que favoreça ao máximo, a distribuição do peso sobre os eixos do veículo. Desta maneira, o peso não trará instabilidade para o veículo, garantindo viagens mais seguras e econômicas, além de permitir menores desgastes dos pneus, do caminhão e menor risco de tombamento.

*********

Apesar das restrições operacionais que as vias estabelecem, fazendo das áreas urbanas, um ambiente de grandes desafios, sua experiência e atenção concentradas serão as melhores armas para vencer os obstáculos do dia a dia.

Gostou das dicas? Com todos esses cuidados você garante uma jornada de trabalho mais segura e agradável.

Esse foi mais um conteúdo da Goodyear. Se precisar de qualquer auxílio, entre em contato conosco ou procure nossa rede de revendedores! Conte também com o melhor pneu Goodyear para o serviço urbano, o Urban Max!

As melhores dicas sobre pneus e conteúdo exclusivo, você encontra aqui, no Portal do Motorista da Goodyear!