GOODYEAR E SUA TRAJETÓRIA PELO MUNDO

Publicado:

Oferecendo uma ampla diversidade de pneus de alta perfomance, a Goodyear conta com mais de 120 anos de experiência no mundo


De forte espírito empreendedor, Frank Seiberling, fundou a Goodyear Tyre e Rubber Company em Ohio, nos Estados Unidos, e inaugurou a fábrica de pneus no ano de 1898. O nome dado a empresa foi em homenagem ao norte-americano Charles Goodyear, inventor do processo de vulcanização, uma revolucionária descoberta que mudou as indústrias mundiais.

Com o objetivo de crescer, Seiberling se uniu ao projetista de pneus Paul Litchfield, habilidoso e criativo, para conquistar novos mercados. E foi assim, que em 1916 a Goodyear se tornou a maior empresa de pneus do mundo, e usava o slogan “Mais pessoas usam pneus Goodyear do que qualquer outro”, publicidade ideal para aquele momento.

A número 1 em vendas na época e na produção de artigos de borracha, como pneus para carros, aviões, ônibus, bicicletas, carruagem, entre outros, ampliou exponencialmente o volume da produção em 1917.

Naquele mesmo ano, a Goodyear construiu seu primeiro dirigível em busca de expandir seus negócios e entrou para o mercado de balões e aeronaves mais leves que o ar. O Goodyear Blimp, ficou conhecido como um ícone mais duradouro e divulgado mundialmente, e até nos dias de hoje, é utilizado em anúncios publicitários da marca.

Frank Seiberling, assumiu a presidência da empresa por 15 anos e só fez seu desligamento, após a Goodyear passar por um refinanciamento e mudança de estrutura. Juntamente com seu irmão, Charles Wilard Seiberling, fundaram outra empresa de pneus e borrachas com seus próprios nomes.

Com Litchfield, inventor do pneu sem câmara de ar de carro e na vice-presidência da empresa, fez com que a popularidade da Goodyear no circuito de corridas automobilísticas aumentasse a demanda de produtos Goodyear, com resultados positivos e uma procura significativa para a marca.

Foi então que a Goodyear passou a oferecer uma ampla diversidade de pneus de alta performance e conquistou o maior número de partidas e vitórias na história da Fórmula 1. Além de ser a fornecedora exclusiva para a tradicional competição da Nascar (National Association for Stock Car Auto Racing).

Sustentando toda estrutura e funcionamento do automóvel, os pneus são itens essenciais em um veículo. E desde sua origem no XIX, ele vem passando por adaptações, melhorias e testes para atingir sua tecnologia atual.

Destaques Goodyear


Com um percurso de muitas histórias para tornar a marca mais reconhecida do mundo, a Goodyear apresenta momentos marcantes em sua trajetória, como:

– 1928 contrato para construção de dirigíveis rígidos, como o Akron e o Macon para a Marinha dos Estados Unidos. Primeira aeronave do mundo construída com o propósito de servir como nave-mãe;

– 1937 lançou seu primeiro pneu de borracha sintética;

– 1942 contrato para a construção de aviões de combate da Corsair;

– 1947 desenvolveu os primeiros pneus de nylon;

– 1956 comercializa uma linha completa de pneus de corrida stock car;

– 1963 possuindo várias unidades ao redor do mundo, atingiu a produção de um bilhão de pneus;

– 1965 gama completa de pneus radiais disponível para todos fabricantes de automóveis;

– 1972 lançamento do Custom Steelgard Radial, o único pneu radial com correia de aço aceito por todas as montadoras americanas para seus modelos de 1973;

– 1977 avanços notáveis no ​design de pneus; Tiempo, o primeiro pneu para todas as estações, e o revolucionário pneu elíptico que economiza combustível;

– 1991 lançamento: Aquatred, Invicta GFE, Wrangler GSA e Eagle GSC. Elogios e aceitação da mídia e dos consumidores;

– 1998 celebração centenária, Goodyear comemora seus primeiros 100 anos no mundo;

– 1999 aliança global com a japonesa Sumitomo Rubber Industries, tornando-se a maior empresa de pneus do mundo;

– 2005 realização do reparo instantâneo de furos para pneus comerciais;

– 2011 anúncio da tecnologia de manutenção do ar;

– 2015 estreia de vendas on-line de pneus nos EUA.

Esses e muitos outros momentos, são resultado da dedicação e do trabalho realizado por todos da equipe Goodyear.

Goodyear no Brasil


Em 1919, a empresa chegou ao Brasil com a inauguração de um armazém de pneus importados no Rio de Janeiro. Já em 1954, em solo brasileiro, a Goodyear lançou o pneu “Papaléguas”, que ficou famoso por ficar em linha de produção por mais de 7 décadas, devido a sua qualidade que conquistou diversas gerações de profissionais de transporte. Na década de 80, a fabricante lançou seu primeiro radial de aço para os caminhões e ônibus, com o objetivo de proporcionar maior segurança, estabilidade e conforto.

E sua história não parou aí, em 1973, foi inaugurada a fábrica de pneus em Americana, cidade localizada no interior de São Paulo, uma das maiores fábricas de pneus da América Latina. Além de ser uma das mais modernas do mundo, em 2001 foi inaugurado o principal Campo de Provas da Goodyear, considerada uma das pistas mais tecnológicas da marca mundialmente.

Em 2019, a Goodyear completou 100 anos de história no Brasil.

Goodyear pelo mundo


Líderes na inovação, apostando na investigação, desenvolvimento e tecnologia de ponta, a Goodyear desde a sua criação, conta com mais de 120 anos no mercado e mantém até hoje o compromisso de garantir as necessidades do cliente, oferecendo mais segurança e mobilidade.

Atualmente, a Goodyear é uma das maiores empresas de pneus do mundo com 2 centros de inovação, 48 fábricas, presente em 22 países e mais de 64 mil colaboradores em todo o mundo.

Todo esse caminho trilhado, conquistas, qualidade e melhores soluções em pneus, é pensando em você, cliente Goodyear.

Quer entender melhor como a Goodyear pode te auxiliar? Entre em contato conosco ou procure nossa rede de revendedores!