FAIXA REFLETIVA: COMO USAR CORRETAMENTE NO CAMINHÃO?

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A segurança costuma ser um dos principais tópicos abordados quando falamos do trânsito. E por falar nisso, você sabia que as faixas refletivas são excelentes componentes para cumprir o que a legislação exige, evitar acidentes com os caminhões da frota e até reduzir custos?

Pode não parecer, mas esse pequeno item tem grande importância – basta pensar nos dias chuvosos, com neblina ou até mesmo durante a noite. Nessas condições, a visibilidade dos condutores fica reduzida, e isso pode trazer riscos tanto para o caminhoneiro quanto para todos os outros motoristas que também estão na via.

Assim, quando o motorista aciona os faróis do seu veículo, o caminhão com as faixas refletivas fica sinalizado com muito mais clareza para os outros motoristas. Mesmo que eles estejam com a visibilidade prejudicada, vão conseguir identificar que há um veículo de grandes dimensões à frente e poderão tomar mais cuidado.

Com isso, a faixa refletiva contribui para evitar acidentes e ultrapassagens perigosas. Na prática, isso se traduz em maior segurança para a frota, menos atrasos e menos paradas fora do que foi planejado, além de também reduzir os custos.

O que o CONTRAN indica sobre as faixas refletivas?


O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) tem as resoluções 643/2016, 644/2016 e 645/2016 com indicações sobre as faixas refletivas. Em linhas gerais, essas resoluções padronizam diversas questões e trazem mudanças relacionadas à durabilidade das faixas, adesão e proibição de propagandas.

Um ponto que vale ser mencionado é a obrigatoriedade de que os caminhões que tenham peso bruto total acima de 4.536kg possam ser comercializados apenas quando estiverem equipados com as faixas refletivas.

Isso também se aplica à renovação da licença anual do veículo.Outro aspecto que merece atenção é que as faixas devem ser adquiridas somente de fabricantes registrados no Inmetro. Caso o condutor não cumpra essas determinações, cometerá uma infração grave, que pode acarretar multas e até em retenção do veículo. Por isso, é bom tomar cuidado.

Os tipos de faixas refletivas


Há dois tipos de faixa refletiva, que permitem identificar algumas características do caminhão. A primeira delas é a faixa amarela e preta, que é utilizada nos veículos com peso total bruto acima de 3.500kg. Estes veículos devem ter sido fabricados ou importados antes de 2004.

O outro tipo de faixa é a vermelha e branca, que deve ser utilizada nos caminhões com carga acima de 4.600kg. Neste caso, o veículo também deve ter sido fabricado ou importado a partir de 2004. E não importa a cor: todo tipo de faixa que for utilizada no veículo deve ter sido homologada pelo Departamento Nacional de Trânsito.

Faixas produzidas por distribuidores que não são oficiais têm, de fato, preços mais baixos, mas não oferecem a segurança necessária para atender a legislação e podem prejudicar a rotina nas estradas.

Como aplicar a faixa refletiva


Depois de adquirir a faixa refletiva de um fornecedor autorizado, é importante fazer uma breve higienização na área de aplicação. Para isso, basta um pano com água e detergente para retirar as impurezas da área, seguido de álcool.

Quando a superfície estiver seca, é preciso marcar o local escolhido e retirar aproximadamente 3cm da película protetora da faixa. Se estiver posicionada corretamente, basta seguir retirando o restante da película enquanto segue com a aplicação da faixa.

Para evitar que bolhas de ar se formem, uma boa dica é pressionar a faixa com uma espátula.Esse procedimento deve ser seguido em todas as aplicações de faixas. Nas laterais, elas devem delinear as extremidades do caminhão cobrindo 1/3 da extensão do veículo.

Já na parte traseira, é preciso cobrir 80% da extremidade e do para-choque e, no centro, as faixas devem ter a posição alternada, de modo que sejam aplicadas de forma espelhada. No caso dos caminhões com carroceria do tipo “tanque”, as faixas refletivas devem ser posicionadas de forma que acompanhem o alinhamento central, com uma tolerância vertical de até 10 cm para cima ou para baixo. As faixas também podem ser fixadas de forma horizontal na borda inferior, de modo que sempre acompanhem o perfil da carroceria.

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