Publicado:
Quando falamos sobre ônibus, estamos falando sobre um veículo que está em constante movimento.
Trocam-se os motoristas, permanecem os ônibus. E se um ônibus possui um desgaste diário, imagine o
quão rápido os pneus dele são consumidos pelas ruas. Não é à toa que os pneus são um dos maiores
custos desse ramo. Por isso, quando se está à frente de uma frota de ônibus, a escolha de um bom pneu
pode fazer os lucros subirem e a qualidade dos trajetos melhorarem.
Para fazer a escolha certa do pneu, a primeira sugestão é analisar o tamanho necessário. Existem ônibus
de diferentes tipos, e tamanhos de pneus também. Para escolher o certo, verifique as medidas que constam
que consta no manual do veículo.
Outra dica importante é o tipo ideal de pneu. Quando imaginamos um ônibus, normalmente pensamos em
ele dentro de grandes cidades. Porém, há diversos ônibus que atuam na região rural ou transitam por ela.
E para cada tipo de terreno, há um pneu ideal para o trajeto. E a escolha certa faz diferença em diversos
quesitos, como a economia de combustível/diesel a qualidade da frenagem e a melhoria na tração,
diminuindo as chances de atolamentos e furos.
Alguns pneus são separados em nível de Alta Severidade e Baixa Severidade, onde a alta severidade está
relacionada aos ônibus de cidade, que exigem dos freios a todo o momento e alterna muito os pesos
carregados durante o dia, além dos comuns impactos em buracos e meios fio. Enquanto a baixa
severidade é relacionada aos ônibus de viagem, que realizam viagens em ritmos constantes, com cargas
constantes e trabalha com estradas normalmente com melhor pavimentação, outro fator importante é a
menor solicitação de frenagens e acelerações constantes. Existe também os pneus de média severidade,
que fazem o meio termo entre as duas situações citadas anteriormente, e os pneus mistos, que são ideais
para ônibus que entram mais em estradas de terras e alternam entre elas e as ruas asfaltadas.
Como fazer a manutenção?
Entre os principais cuidados, está a manutenção dos pneus. Realizar a calibragem diária é a prioridade
máxima. A variação de peso e a duração dos trajetos nos mais diversos tipos de rua fazem com que o
pneu perca sua pressão rapidamente. Outra manutenção importante é o alinhamento e o balanceamento da
suspensão e rodas dos ônibus. Isso garante tanto a segurança dos usuários e motoristas quanto a
prevenção contra o desgaste dos pneus. Sem contar que qualquer acidente causará muito mais prejuízos
financeiros do que manter sua manutenção constantemente.
Referência:
https://www.cobli.co/blog/frota-de-onibus/
https://www.magazineluiza.com.br/portaldalu/pneu-pra-onibus-como-escolher/57944/