Enfrentando percursos de terra

Todos os cuidados que você precisa ter ao dirigir em percursos com estradas de terra.

Publicado:

Dia chuvoso e precisa passar por trechos rurais até o seu destino final? Aperte os cintos, embarque com a gente e veja como lidar com esses tipos de situações.

Esse tema sem dúvida é um dos assuntos mais importantes para os motoristas que precisam pegar estradas de terra, para terem acesso aos locais de entrega.

É preciso não só aumentar a atenção, como também redobrar os cuidados para evitar acidentes e danos ao veículo.

Embora a falta de pavimentação no Brasil já faça parte do dia a dia de muitos caminhoneiros, em trechos rurais é muito comum vermos estradas apenas com solo de terra batido, areia fofa ou até mesmo lamaçal em alguns pontos.

Mas, não para por aí. Esse cenário fica ainda pior em dias chuvosos ou de fortes tempestades, podendo causar grande prejuízo e consequências para quem precisa trafegar por esses trechos.

Pneus e rodas


Ao contrário do asfalto, a aderência dos pneus fica mais vulnerável na terra, perdendo a estabilidade com mais frequência. Por isso, procure encontrar as partes mais uniformes na estrada de terra e mantenha os pneus sobre elas. Os desníveis, ou buracos, são capazes de deixar a tração do seu veículo comprometida e podem causar “escorregões”, ou seja, há mais chance de derrapar ou patinar. 

É fundamental que você, caminhoneiro, invista em pneus adequados e de qualidade. A Goodyear tem o compromisso de fabricar pneus que proporcionem melhor desempenho, com alto poder de tração e que proporcionem maior segurança ao motorista.

Velocidade certa


É recomendado que os caminhoneiros analisem bem suas rotas previamente para evitarem estes trajetos. Caso não seja possível, o ponto mais importante é manter uma velocidade equilibrada.

Atenção: quanto mais você acelerar, menor será a aderência dos pneus com a terra e maior a chance de danificar seu caminhão, ou atolar em pontos de lama. Assim como, se reduzir completamente a velocidade, o motor perderá a potência e correrá o risco de atolar também. Portanto, a velocidade certa é a melhor alternativa para essa situação.

Veículo atolado


Ao entrar em um trecho de lama e sentir que seu caminhão está atolando, pare imediatamente de acelerar, pois quanto mais insistir, mais ele afundará. Tente tirar o máximo de lama na frente da roda. Se estiver com carga, tente retirá-las. Quanto menos peso o caminhão tiver, melhor. Utilize tábuas, plataformas lisas ou até mesmo o tapete do caminhão e coloque na frente dos pneus. O objetivo é dar firmeza ao pneu e fazer com que ele não patine ao acelerar.

Use pedras, galhos ou folhas para preencher o buraco feito na lama. Engate a marcha intermediária (ex: segunda) e tente sair sem acelerar muito. Com a primeira marcha você aumentará muito o giro do pneu, podendo aprofundar ainda mais o atolamento. 

Uma dica para melhorar a tração dos pneus nesta situr, é esvaziá-los um pouco. Com isso, você aumentará a superfície de contato com o chão.  Mas, não se esqueça de mante-los sempre cheios, de acordo com a orientação do fabricante, assim que voltar para o asfalto.

Revisão


Revisão é sinal de investimento. Sendo assim, é fundamental que seu veículo esteja sempre com ela em dia, para evitar quebras, acidentes ou multas. Com a manutenção preventiva, você possui uma checagem periódica de diferentes componentes do caminhão, podendo identificar de maneira antecipada possíveis falhas ou situações que possam interferir no funcionamento do seu veículo.

Conte conosco para facilitar sua jornada de trabalho e manter sua manutenção sempre em dia. Siga todo esse passo a passo, evite futuros transtornos e trafegue com tranquilidade nos trechos rurais.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco aqui! Ou procure um de nossos especialistas em nossa rede de revendedores.