CONHEÇA A HISTÓRIA DE CHARLES GOODYEAR

Publicado:

Inventor da vulcanização recebe patente europeia pela sua revolucionária invenção


Definir o melhor nome para uma empresa parece ser uma tarefa simples, mas não é. O nome é uma das questões mais importantes para a cultura da marca, os valores da empresa, alguma história marcante que carrega por trás ou até mesmo nomes memoráveis. E você já parou para pensar, qual é a origem do nome da marca Goodyear?

Continue acompanhando a leitura e conheça toda a história por trás deste grande nome!

Uma trajetória de descobertas no século XIX


A borracha é muito utilizada na fabricação de pneus, luvas, mangueiras, acessórios para máquinas, calçados e muitos outros objetos. Naquela época, apesar da sua utilidade para diversas finalidades, a borracha era um material difícil de se trabalhar, por ser quebradiça no frio e pegajosa no calor.

Com isso, o norte-americano Charles Goodyear, sempre curioso e com vontade de resolver o problema da instabilidade da borracha, começou a trabalhar em pesquisas e experiências com o objetivo de buscar alguma maneira de misturar a borracha com outras substâncias e, quem sabe, conseguir impedir que derretesse no calor ou congelasse no frio.

Sua vida passou longe de ser tranquila. Goodyear, virava dias realizando procedimentos, e foi em 1839, que acidentalmente, descobriu o processo de vulcanização. Um método que consiste na aplicação de calor e pressão a uma composição, com o objetivo de dar forma e propriedade à borracha.

O caso ocorreu quando Charles, sem querer, deixou uma mistura de borracha e enxofre cair sobre o fogo quente e notou-se rapidamente que o material queimou de maneira diferente. Foi assim que ele percebeu e chegou à conclusão que a borracha junto com o enxofre e em alta temperatura, manteria a elasticidade tanto no calor, quanto no frio. Ou seja, a temperatura ideal para estabilizar o produto final.

Devido às suas instabilidades, trabalhar com borracha era complicado e a descoberta de Charles Goodyear, mudaria a indústria mundial. Então, Charles apresentou sua fórmula a outras empresas e recebeu uma patente pela sua revolucionária invenção.

Com tudo indo bem e novos experimentos bem-sucedidos, certo dia, excepcionalmente no verão, o estoque de borrachas de Charles derreteu inteiro. E mesmo depois de passar por um período de grandes dificuldades financeiras, ele não desanimou de suas descobertas.

Charles continuou estudando as propriedades da borracha e deu início aos seus testes com novas substâncias. Sem dinheiro, Goodyear perdeu suas patentes europeias por questões técnicas e não havia mais recursos para manter essa luta.

Charles Goodyear morreu em 1860 e pela paixão de investigação científica que corria no sangue da família, deixou uma carta para o seu cunhado detalhando todas suas novas descobertas, na expectativa de que ele alcançasse o sucesso também.

Algum tempo depois, em 1898, o empresário Frank Seiberling, em homenagem a este grande inventor, Charles Goodyear, fundava nossa conhecida empresa de pneus com o nome de “The Goodyear Tire & Rubber Company”.

Embora hoje a maioria das borrachas sejam fabricadas com material sintético, naquela época este método era o mais importante e utilizado pelas indústrias. E se não fosse os estudos e conhecimentos de Charles, muitos outros processos não teriam sido descobertos.

A empresa Goodyear é, atualmente, uma das maiores referências na fabricação de pneus do mundo para diversos tipos de aplicações, como automóveis, caminhões, equipamentos, aviões, entre outros. Além de garantir as necessidades dos clientes e entregar produtos de alta performance.

Quer entender melhor como a Goodyear pode te auxiliar? Entre em contato conosco ou procure nossa rede de revendedores!

As melhores dicas sobre pneus, histórias e conteúdo exclusivo, você encontra aqui, no Portal do Motorista da Goodyear.