Condução, frenagem e aderência em chuva - Carretas

Publicado:

Conduzir um caminhão na chuva é uma condição que multiplica os riscos de acidentes. É por isso que todos os cursos de formação de motoristas e profissionais do volante, recomendam, além de cautela, algumas atitudes importantes para evitar os riscos e ter uma viagem tranquila e segura.

Confira as principais dicas:

- Mantenha uma distância segura do veículo que vai à frente;

- Reduza a velocidade, ande abaixo do limite da via, pois quando se reduz a velocidade, você tem mais tempo para tomar uma decisão e menor necessidade de distância de frenagem em relação ao veículo que está na sua frente;

- Se o caminhão estiver vazio, mantenha todos os eixos no chão, para ter maior resistência ao atrito lateral e menos chance de se envolver em uma condição de “efeito L”. O “efeito L” ou efeito canivete é provocado pelo travamento do eixo traseiro do cavalo-mecânico, onde a carreta tende a ultrapassar o cavalo-mecânico.

- A mesma coisa vale para quando você estiver puxando uma carreta. Mantenha todos os eixos abaixados, justamente para aumentar o atrito lateral e evitar o efeito “chicote” do semirreboque. Em uma composição dupla, existem dois perigos: o efeito L e o efeito chicote. São dois comportamentos dinâmicos vulneráveis de uma composição de cavalo e carreta.

- Não dirija da mesma forma no tempo seco e na chuva. Tenha consciência que tudo muda. Em dias de chuva, o cuidado deve ser dobrado, pois os riscos de acidente aumentam muito;

- Tenha CERTEZA de que os pneus estão com a calibragem correta. Parece repetitivo dizer isso sempre, mas o estado da calibragem dos pneus é muito importante, e mais ainda, para os dias de chuva e pistas lisas.

Certifique-se que os pneus estão com profundidade de sulcos não inferior a 1,6mm. Quando se trafega com pneus carecas na chuva, eles não conseguem escoar a água e perdem aderência, o que aumenta o risco de aquaplanagem, o que pode levar a um acidente.

- Tenha certeza de que os faróis do seu caminhão estejam funcionando bem e que estejam bem regulados, evitando o ofuscamento de quem vem em sentido contrário. Além da obrigatoriedade de rodar de dia com farol aceso, há o fato de você precisar dele durante a chuva;

- Evite manobras bruscas e evasivas: faça sempre movimentos suaves no volante. Na chuva, o risco de uma derrapagem aumenta muito. Ficar sempre atento evita surpresas e sobressaltos.

Acesse nosso site e encontre o modelo certo de pneu para o seu caminhão.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco.