A etiqueta brasileira de pneus fornece informações importantes sobre segurança e meio ambiente sobre cada pneu. Fornece aos consumidores informações valiosas sobre três aspectos-chave do desempenho dos pneus: Resistência ao Rolamento, Aderência no molhado, Ruído externo. Esta seção ajudará você a entender como cada um deles funciona.

RESISTÊNCIA AO ROLAMENTO

 

A etiqueta mostra neste critério uma graduação de resistência ao rolamento, que vai de “A” até “G”, no qual “A” é o mais eficiente e “G” é o menos eficiente na classe de consumo de combustível. A seta mais escura, neste caso “B”, indica o nível de performance de pneu.

A resistência ao rolamento é a força que se opõe à rotação do pneu, sendo influenciada principalmente pelo desenho e composto da banda de rodagem.
O consumo de combustível é influenciado pela resistência ao rolamento, o qual resulta em perdas energéticas. Em outras palavras, uma menor resistência ao rolamento significa um menor consumo de combustível e, consequentemente, menores emissões de gases poluentes.

ADERÊNCIA NO MOLHADO

 

Este critério descreve a capacidade de aderência de um pneu em uma superfície molhada. Dentre os comportamentos esperados pela aderência, podemos citar:

  • Distâncias de frenagem mais curtas;
  • Melhor dirigibilidade em retas;
  • Maior estabilidade em curvas.

RUÍDO EXTERNO

 

A etiqueta mostra, neste terceiro critério, uma graduação na qual uma onda representa o pneu mais silencioso e três ondas representam o pneu mais sonoro e menos eficiente.

Para as categorias de veículos:

O ruído é um parâmetro importante e de significativo impacto para o meio ambiente. Consiste no som emitido externamente pelos pneus durante o deslocamento do veículo, o nível sonoro gerado é medido em decibéis.

Uma onda: Veículos de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus: nível de ruído ≤ 69 dB.

Duas ondas: Veículos de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus: 69 dB < nível de ruído ≤ 72 dB.

Três ondas: Passeio: 72 dB < nível de ruído ≤ 75 dB.
Comerciais leves: 72 dB < nível de ruído ≤ 77 dB.
Caminhões e ônibus: 72 dB < nível de ruído ≤ 78 dB