COMO CUIDAR BEM DOS PNEUS

Publicado:

Seja o diretor de uma grande empresa com uma extensa frota de caminhões, seja um caminhoneiro autônomo que trabalha fazendo entregas por conta própria, um ponto se mostra comum em todos esses cenários: todos gostam de economizar, não é? E, para reduzir os custos gerados pela frota, é preciso ficar de olho nos pneus dos caminhões. Entretanto, essa atenção deve ir além, uma vez que os pneus são componentes que suportam o peso da carga transportada e, assim, dão base e segurança para o transporte. Como a troca dos pneus do caminhão gera custos, é essencial conhecer as causas do desgaste prematuro e saber como evitá-lo.

Confira:

Afinal, o que desgasta os pneus do caminhão?


Os pneus são impactados por diversos fatores durante seu uso, como a calibragem com pressão inadequada para o peso da carga transportada, excesso de peso e o mais importante deles, a falta de verificações periódicas dos parâmetros geométricos que são responsáveis pelo correto posicionamento dos eixos e rodas dos veículos.

Aliás, não prestar a atenção necessária à calibragem pode trazer problemas graves, uma vez que a baixa pressão pode acelerar o desgaste, aumentar o consumo de combustível e até mesmo prejudicar a estabilidade nas curvas além de causar fadiga a carcaça encurtando a vida útil do pneu. Por isso, cheque semanalmente como está a calibragem dos pneus e faça as correções necessárias, combinado?

Esses desgastes sofridos pelos pneus trazem grandes impactos tanto para o veículo quanto para o consumo de combustível. Ainda, é importante ressaltar que um dos maiores perigos está no aumento de risco de aquaplanagem: sem a estrutura adequada, os pneus acabam perdendo a capacidade de aderência à pista, o que traz grandes riscos para os motoristas.

As ações para cuidar bem dos pneus


É claro que, conforme são utilizados nos diversos tipos de serviços, os pneus sofrerão desgaste. A boa notícia é que algumas ações simples podem ajudar a conservar os pneus e, assim, evitar danos desnecessários a eles.

Uma delas é respeitar a periodicidade das inspeções e manutenções preventivas e preditivas, que devem ser feitas sempre seguindo um planejamento.

Além disso, é essencial prestar atenção à pressão dos pneus e, por isso, lembre-se de verificar uma vez por semana como está a calibragem deles. E lembre-se: sempre fazer isso com os pneus frios.

É importante fazer também o rodízio, alinhamento e balanceamento dos pneus para equilibrar o desgaste sofrido por eles.

Vale também prestar atenção à condução: motoristas que dirigem seus caminhões em altas velocidades ou fazem frenagens bruscas acabam causando mais desgaste nos pneus. Ficar alerta para os buracos na via e dirigir com responsabilidade também contribui para manter a conservação deles.

Essas práticas trazem diversos benefícios tanto para a frota quanto para aqueles que estão envolvidos de alguma forma na operação. Você ainda tem dúvidas? Basta pensar que os cuidados com os pneus reduzem o custo por quilômetro, o que aumenta a lucratividade das operações da frota. E, claro, ao cuidar devidamente deles, o próprio condutor e os demais que estão na rodovia ficam mais seguros e evitam acidentes que podem ser graves.

Quer entender melhor como a Goodyear pode te auxiliar? Entre em contato aqui!