Publicado:
Quando se fala de calibragem de pneus, os caminhões tem muito mais itens que devem ser levados em consideração quando comparados aos carros comuns. Devem ser tomados em consideração ítens relacionados ao peso da carga transportada, a medida do pneu utilizada, a temperatura ambiente, o tipo de montagem, que pode ser dupla ou simples, entre outros.
Confira os itens abaixo e aproveite o máximo dos seus pneus:
Porte do caminhão e carga: Todo pneu é desenhado para se adequar ao porte do caminhão e a sua capacidade de carga. Por isso, na hora de realizar a calibragem, é muito importante saber o peso que os pneus terão que suportar, pois a pressão dos pneus deve estar adequada ao peso da carga. Confira em nosso site como definir a pressão de ar correta, clicando no link carga e pressão. Você também pode entrar em contato com nossa rede de revendedores e solicitar a pesagem do seu veículo. Saiba mais no link pesagem para auxiliá-lo nesta definição.
Checagem: É importante calibrar os pneus do caminhão pelo menos uma vez por semana em temperatura ambiente, garantindo que todos estejam calibrados antes de partir para a viagem. O uso do martelinho é bem conhecido para conferir a calibragem na estrada, porém não existe precisão nessa prática. Como algumas libras fazem a diferença na performance do pneu, é indicado o uso de ferramentas adequadas para aferir a pressão. Também é importante lembrar que é preciso esperar que os pneus estejam frios para realizar o procedimento de calibragem.
Cuidados básicos sobre a calibragem
- Colocar no seu check-list diário a checagem de pressão dos pneus antes de cada viagem.
- Nunca afira a pressão de um pneu quente.
- Tenha tampas nas válvulas de todos os pneus.
- Não esqueça de verificar a pressão do pneu estepe.
- Não realizar a "sangria" dos pneus, ou seja, retirar ar quente dos mesmos.
- Usar sempre a pressão correta de acordo com a carga que está sendo transportada.
- Se certifique de que o compressor utilizado está aferido e se encontra em boas condições de uso.
Acesse nosso site e encontre o modelo certo de pneu para o seu caminhão, além de outras dicas importantes.
Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato conosco ou procure um revendedor especializado.
Até a próxima postagem