Calibragem de pneus: Parte 3

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A calibragem está diretamente relacionada ao custo por quilômetro de um pneu, pois impacta exatamente na durabilidade e desempenho


Sabemos que uma das principais funções do pneu é transportar cargas à uma determinada velocidade e com um certo nível de estabilidade. Mas, você sabe por que é importante checar as pressões dos pneus?

Primeiramente porque o pneu é um recipiente de ar pressurizado e essa pressão tem que estar adequada, pois é ela quem auxilia toda a estrutura do pneu a suportar corretamente a carga do veículo. Além de contribuir no amortecimento de impactos do pneu quando há irregularidades na pavimentação.

Em levantamento realizado junto aos nossos clientes, notou-se que a cada 100 pneus utilizados, cerca de 80 foram foram substituídos em decorrência da pressão de inflação incorreta, seja ela baixa ou alta. Portanto, é importante que você sempre adeque a pressão dos pneus de acordo com a carga transportada.

FALTA DE PRESSÃO


Um ponto crítico ao bom funcionamento do pneu é a pressão baixa. Além de ser um potencial gerador de desgaste rápido da banda de rodagem, também eleva a temperatura do pneu, o que pode causar uma perigosa separação dos componentes. Paralelo à isso, a pressão baixa torna o pneu capaz de se deformar excessivamente, ampliando sua resistência ao rolamento, gerando também, aumento no consumo de combustível.

Confira como a baixa pressão nos pneus pode gerar uma maior deflexão da carcaça e consequentemente outros danos:

Estudos feitos em parceria com frotas usuárias de pneus Goodyear, apontaram que uma redução de 20% na pressão de inflação, reduz até 16% a vida útil dos pneus. Portanto, vale destacar que o controle da pressão correta está diretamente relacionado ao custo por quilômetro de um pneu.

EXCESSO DE PRESSÃO


São produzidas, na carcaça do pneu, tensões excessivas e anormais, durante o trabalho sob pressão de inflação acima do limite indicado para o adequado suporte da carga transportada, numa determinada velocidade operacional.

Consequentemente, o pneu se torna mais suscetível a obter desgastes irregulares, menor capacidade de tração, rachaduras nos sulcos, maior vulnerabilidade à perfurações, cortes e arrancamentos, rupturas por impacto e até mesmo a quebra da carcaça.

Além desses danos, carcaças super tensionadas pelo excesso de pressão perdem capacidade de flexão, podendo transmitir eventuais impactos gerados nos pneus, aos elementos da suspensão do veículo.

Veja abaixo o exemplo:

CAUSAS MAIS COMUNS PARA A PERDA DA PRESSÃO DE AR


As válvulas sem tampa ou com núcleo danificado, câmara de ar dilatada ou com dobras, protetor danificado ou mal posicionado, válvula curta ou descentralizada, rodas e componentes enferrujados e sangria de pneus também podem ser uma das causas mais comuns da perda de ar do seu pneu. Portanto, fique sempre atento a esses detalhes. A pressão de ar adequada é de extrema importância para o desempenho dos pneus.

Lembre-se: você, motorista, pode adotar diversas atitudes para tornar sua jornada de trabalho mais segura.

Esse foi mais um conteúdo da Goodyear. Caso precise de qualquer auxilio, entre em contato conosco ou procure nossa rede de revendedores!