A IMPORTÂNCIA DOS TREINAMENTOS PARA MOTORISTAS

Publicado:

A forma como os motoristas conduzem os caminhões são essenciais para uma operação de transporte de sucesso, afinal, a condução causa impactos diretos no desempenho do caminhão e nos demais custos operacionais, como consumo de combustível, pneus e outros. Além disso, hábitos incorretos podem ser refletidos em multas, acidentes, paradas desnecessárias e outras situações que no fim, afetam a produtividade da empresa.

Diversos acidentes são causados pelas grandes distâncias percorridas na mesma viagem, excesso de carga nos caminhões e descumprimento do que a Lei do Caminhoneiro indica sobre paradas de almoço, descanso, entre outras. Um jeito eficaz de melhorar os hábitos dos condutores para deixá-los mais seguros e eficientes é o fornecimento de treinamentos. Mas, afinal, por que treinar os motoristas? E quais são os benefícios obtidos com isso?

Por que capacitar motoristas


Às vezes, os condutores têm hábitos de direção que podem causar consequências diversas, como acidentes, gastos excessivos de combustível e até infrações. E vale ressaltar que isso não se aplica apenas a condutores iniciantes; motoristas mais experientes também precisam de treinamentos de reciclagem.

Ao longo do tempo os pneus sofrem desgaste, os freios ficam desregulados, lâmpadas de lanternas/faróis se queimam. Estes desgastes decorrentes do uso são comuns, e podem gerar transtornos durante a viagem. Um condutor capacitado observa estas pequenas falhas e se assegura de que manutenções preventivas sejam realizadas, refletindo-se em um menor índice de paradas indesejadas durante o percurso, maior segurança para os condutores e ajudando na redução dos custos operacionais.

Algumas capacitações importantes


A direção defensiva é um assunto que vale ser trabalhado durante os treinamentos: esses cursos preparam o motorista para lidar com as diferentes situações que ocorrem durante as condições adversas nas estradas, considerando sempre as limitações tanto do condutor quanto do veículo. Assim, ao eliminar hábitos inadequados causados pela falta de experiência e ou vícios de condução, é possível reduzir os índices de acidentes.

Isso vale também para treinamentos sobre a gestão de riscos. Importante ressaltar que esta é uma área que não deve ser encarada como responsabilidade exclusiva dos gestores, mas sim como algo que depende da colaboração de todos. Assim, ao serem preparados, os motoristas conseguem reconhecer e controlar eventuais riscos que possam ocorrer durante os transportes – o que evita possíveis situações inconvenientes tanto para eles quanto para a empresa e os clientes.

Por fim, os treinamentos para o uso correto dos pneus são essenciais para evitar desgastes precoces e alcançar o desempenho máximo; assim, são fornecidas aos colaboradores todas as informações técnicas e práticas necessárias para preservação dos pneus durante a condução.

Quer entender melhor como a Goodyear pode te auxiliar? Entre em contato aqui!