A IMPORTÂNCIA DO BALANCEAMENTO DAS RODAS DO CAMINHÃO

Publicado:

Os pneus são componentes que têm alto custo para a frota e, por isso, é natural que elesexijam bastante atenção por parte do frotista para garantir o bom desempenho na estrada.Quando balanceados, os pneus têm distribuição de massa uniforme e rodam com centro estável, rodando de forma segura e uniforme, de modo que alcancem alto desempenho durante as viagens e as entregas.

O problema é que durante o uso, o desgaste do pneu pode ser influenciado por freadas bruscas, derrapagens e até impactos contra obstáculos na pista. Então, como as causas são variadas, o desgaste no pneu também pode acabar sendo irregular, de modo que o conjunto roda+pneu fica desbalanceado ou desequilibrado. Na prática, a circunferência do conjunto fica com uma massa não-uniforme concentrada em alguma região, que costuma ser na extremidade. Além de perigoso, essas más condições podem forçar excessivamente parafusos, eixos, rolamentos e buchas, além de reduzir a estabilidade da direção e danificar a banda de rodagem.

O que é o balanceamento


Como você já sabe, o balanceamento é o serviço capaz de corrigir estas irregularidades do conjunto roda + pneu. Então, ao balancear as rodas do veículo, o excesso ou má distribuição de borracha no pneu ficam uniformes e, portanto, equilibrados. Esse serviço é feito por meio de contrapesos de chumbo, que são aplicados nos pontos mais leves da roda.

Realizar o balanceamento das rodas e pneus é uma forma de conservar o caminhão, trazer mais segurança para as viagens e até aumentar o conforto do caminhoneiro.

Por isso, nada de ignorar o procedimento ou deixá-lo de lado; se for observado que as rodas parecem trepidar ou que os pneus sofreram algum tipo de impacto, o ideal é buscar um profissional da rede de revendedores Goodyear para realizar o procedimento.

Quando balancear as rodas do caminhão


Como o balanceamento é uma questão que está diretamente relacionada à direção econservação dos componentes do caminhão, esse serviço é extremamente importante tanto para a segurança do motorista quanto para a conservação do veículo. Portanto, trata-se de um procedimento que deve ser feito com urgência.

Por exemplo, o frotista pode aproveitar os momentos das manutenções. Ao trocar os filtros, correias e outras peças, além da análise do sistema de arrefecimento, suspensões e freios, vale já conferir o balanceamento dos conjuntos de rodas e pneus. Ao analisar o estado destes componentes, é importante verificar se há desgastes em pontos específicos deles. Se sim, aí é momento de procurar um revendedor Goodyear e realizar o procedimento com nossos técnicos especializados.

Uma rápida inspeção visual também pode ajudar a indicar se é hora de fazer o balanceamento: se o caminhoneiro notar que há desgastes irregulares em pontos específicos das rodas, vale fazer uma parada para realizar o balanceamento. É importante ter atenção também ao estado delas após rodar em buracos ou obstáculos, que podem causar impactos fortes o suficientes para deformar os pneus do caminhão. Por fim, outro ponto que precisa de atenção é a sensação de trepidação das rodas ou volante: se eles parecerem vibrar mais do que o comum, é hora de balancear os pneus.

Quer entender melhor como a Goodyear pode te auxiliar? Entre em contato aqui!