A importância de armazenar corretamente os pneus

Publicado:

O cuidado com as condições ambientais, limpeza e ajustes corretos, evita danos na sua frota e garante maior segurança


Gestores de frotas, distribuidores e motoristas se questionam qual a melhor maneira para armazenar pneus em locais abertos ou fechados.

Os cuidados e a conservação dos pneus da maneira correta parecem não ser uma tarefa tão simples. Além da preocupação com a otimização de espaço, boas práticas de armazenamento são cuidados fundamentais para não comprometer a durabilidade dos pneus.

E a pergunta que fica é: você, sabe qual é a importância de armazenar corretamente os pneus e garantir os melhores benefícios para sua frota no longo prazo?

Confira 8 dicas essenciais que a Goodyear preparou para você sobre como os pneus de caminhões e ônibus devem ser armazenados para a garantir a maior durabilidade dos produtos.

1. Limpeza


Independentemente se os pneus são novos ou usados, montados em aros ou não, o primeiro passo é a importância de se realizar uma boa limpeza antes de guardá-los. Água, sabão neutro e secagem completa são o suficiente para deixar os pneus limpos.

2. Ambiente


Encontre um local em que os pneus, câmaras de ar, protetores e válvulas possam ficar protegidos da luz solar. Um ambiente seco, sem umidade e com temperatura abaixo de 35º C, pois, acima de 50° C, o processo de envelhecimento da borracha será acelerado e afetará sua vida útil. Importante também, manter os pneus longe da exposição de ozônio, como por exemplo, luzes fluorescentes, motores elétricos e agentes químicos.

3. Deformação


Para evitar rachaduras e deformações permanentes, o ideal é armazená-los sem tensão ou compressão. Outra dica é cobrir os pneus com capas ou sacos plásticos, para evitar o contato com sujeiras e o ressecamento dos óleos lubrificantes em exposição ao ar.

4. Rotação do estoque


O tempo de armazenamento dos produtos também é um dos pontos mais importantes para manter a sua durabilidade. Para minimizar o período de armazenamento, utilize sempre os pneus que entraram no estoque primeiro, os que estão há mais tempo lá.

5. Armazenamento – Curto prazo


Se os pneus forem ser armazenados por um curto período, como por exemplo, até 4 semanas, o ideal é que eles sejam colocados deitados em pilhas de no máximo 1,50 metros, limpos e distantes de superfícies cortantes. Após esse período, você deve mudar a posição dos pneus e empilhá-los novamente.

6. Armazenamento – Longo prazo


Para períodos mais longos, o cenário de armazenamento muda. Acima de 4 semanas, os pneus devem ser colocados na posição vertical, ou seja, em pé. O contato com o solo deve ser evitado, estando no mínimos 10 cm acima do piso. Eles podem ser colocados em paletes, prateleiras ou outras estruturas. Uma dica é girar os pneus de forma rápida, uma vez por mês, mudando os pontos de apoio.

Vale lembrar que, todo pneu tem sua garantia fornecida pelo fabricante e começa a valer a partir da emissão da nota fiscal da compra do pneu. Por isso, é preciso atenção para não os deixar parados por muito anos. E os possíveis problemas causados por uso inadequado, calibragem e outros fatores que acontecem na prática, não estão cobertos pela garantia.

7. Armazenamento seguro


O armazenamento incorreto pode trazer prejuízos também para a saúde e para o meio ambiente! Como sabemos, água parada em pneus produz um local propício para proliferação de mosquitos, inclusive o mosquito da dengue. Se possível, armazene os pneus em locais cobertos e evite qualquer risco à sua saúde e a de todos!

8. Armazenamento de pneus montados


Outra dica é reduzir de 50% a 60% da calibragem dos pneus antes de guardá-los, pois não é necessário manter a pressão ideal de rodagem para mantê-los armazenados.

**

Gostou das dicas?
O correto armazenamento deste bem tão valioso proporciona maior segurança e também um melhor desempenho quando forem rodar na estrada. E isso, claro, tem impacto direto em seus custos operacionais.Tem tudo para dar certo!

Quer saber mais detalhes sobre os diferentes tipos de pneus? Se precisar de qualquer auxílio, entre em contato conosco ou procure nossa rede de revendedores!

As melhores dicas sobre pneus e conteúdo exclusivo, você encontra aqui, no Portal do Motorista da Goodyear!

FONTE: ALAPA