A alteração na quantidade de eixos e suas implicações no veículo

A vida de um motorista vai muito além de apenas conduzir um volante por horas, é preciso ter diversos conhecimentos, responsabilidades e tarefas importantes para garantir um bom desempenho de trabalho e segurança na sua rotina.

Publicado:

É comum no setor de transportes, a alteração na quantidade de eixos de caminhões ou ônibus, para atender às necessidades ou objetivos, de uma determinada operação. Porém, é fundamental destacar que tais modificações podem afetar o desempenho, a condução e, dependendo da situação, a segurança do veículo.

Você sabia que as alterações no comprimento de chassi ou aumento da quantidade de eixos podem trazer implicações e danos ao veículo, caso não sejam corretamente executadas?  Acreditamos que muitas dúvidas surgem quando se trata deste assunto, por isso preparamos esse conteúdo exclusivo para você.

Embarque conosco nesta leitura e fique por dentro de todas as informações sobre as modificações em eixos e chassis.  

Alterações no chassi


No mercado de transportes, devido a diversas modalidades e necessidades, alguns transportadores optam por aumentar ou diminuir as dimensões do chassi e também a quantidade de eixos para se adequar às necessidades de transporte do mercado. E como o próprio nome já diz, essa alteração interfere estruturalmente no caminhão, podendo ocasionar uma série de mudanças no comportamento do veículo.

Para que isso seja feito corretamente, existem algumas regras legais e técnicas a serem seguidas (Contran 292). Vale lembrar que, os órgãos de trânsito regulamentam estas modificações e exigem que, após a execução destas alterações seja feita a inspeção do veículo para confirmar se está de acordo com o que permite a legislação.

Nas alterações que envolvem o alongamento ou encurtamento de chassi, pode ser necessário modificar o eixo cardan (um dos responsáveis pela transmissão da energia gerada pelo motor para o eixo diferencial e deste para as rodas), além de alterações em suspensões, freios e a remoção ou inclusão de eixos. Portanto, não é uma tarefa muito simples, pois para que o veículo ofereça segurança e boa dirigibilidade é preciso um trabalho minucioso, técnico e com mão de obra qualificada.

Alongamento de chassi  


Dependendo do volume, dimensão e peso a ser transportado é necessário o aumento da capacidade de carga do veículo.

Se a mercadoria for de dimensões reduzidas ou de pouco peso, como por exemplo, colchões ou móveis, sua carga será de baixa densidade porém grande volume, exigindo assim um espaço maior e menor limite de peso, ou seja, será necessário obter um caminhão de carroceria ampla, porém, com menos eixos.

Dessa maneira, o veículo transporta um maior volume de carga, dentro do permitido, economizando em manutenção e pedágio, pois terá menos eixos de apoio e menor quantidade de componentes.  

Inclusão de eixos


Para muitos, optar por um veículo com maior quantidade de eixos, é uma alternativa mais eficiente para ter maior capacidade de carga.

Por exemplo, para o transporte de granito, mercadoria pesada e de menor volume, é recomendado um veículo com mais eixos, para dar maior suporte à carga.

Desta maneira, a inclusão de eixos pode ser uma ótima opção, uma vez que com essa técnica, o caminhão ganha uma capacidade maior de carga, maior suporte à estrutura e segurança, podendo até ampliar sua carroceria, resultando em ótimos benefícios.

Danos e consequências


A distribuição de todo o peso de forma correta sobre o caminhão, sempre foi um dos pontos mais importantes para um transporte e condução seguras. Além da má distribuição, ao exceder a capacidade de carga da via, você pode causar deterioração nas vias e grandes consequências ao seu veículo.

E isso também é aplicável quando tratamos da alteração na quantidade de eixos.

Problemas de balanço, tração, arraste e desgaste acelerado dos pneus podem ocorrer. Além de problemas na inspeção veicular e fiscalizações, caso seu veículo não esteja dentro dos parâmetros regulamentares.

Por isso, é importante sempre realizar este tipo de alteração buscando mão de obra qualificada e seguindo as normas oficiais. Caso contrário, além de colocar em risco o veículo, colocará em risco também a segurança do motorista e dos outros usuários da estrada.

É importante ressaltar que os veículos são desenvolvidos e produzidos buscando a otimização do resultado, tanto para performance dos pneus, como para melhor consumo de combustível, conforto, segurança, etc. Por isso, é indicado preferencialmente a escolha de um veículo adequado à sua necessidade de transporte. As alterações, apesar de práticas e usuais, podem trazer consequências indesejadas a estas características.

Quando estiver na estrada não deixe de procurar a rede de Truck Centers Goodyear para verificar a manutenção de seu veículo e pneus. Encontre o endereço mais próximo aqui!