Caminhões elétricos: O que vem pela frente?

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Falar sobre veículos elétricos parece algo de um futuro distante, mas não é bem assim. Com o mundo
voltando seus olhos ao desenvolvimento de soluções em transporte com menores emissões de CO2, os veículos elétricos ganham cada vez mais espaço no mercado. E não estamos falando somente de carros de passeio, mas também de caminhões e ônibus, que não ficam para trás nesse assunto.

A primeira montadora a produzir um caminhão elétrico no Brasil, a Volkswagen Caminhões, possui o e-Delivery, um caminhão novo no mercado e que possui a configuração 4x2, com capacidade de carga de 11 toneladas e a configuração 6x2, com capacidade de carga de 14 toneladas. A JAC Motors, fabricante chinesa, trouxe em 2020 o iEV1200T, um veículo com configuração 4x2, de capacidade de carga de 7,5 toneladas.

A Ambev, que possui uma grande frota de caminhões distribuída por toda a América Latina, iniciou a substituição de parte de sua frota por caminhões elétricos. Os primeiros testes feitos pela empresa indicaram um consumo de 1kw/h por quilometro rodado. Além disso, há vantagens relacionadas à manutenção e possibilidade de entregas em lugares que exigem uma menor poluição sonora, devido ao fato dos veículos elétricos não produzirem ruídos.

Falando agora sobre ônibus, a Marcopolo e a BYD vem desenvolvendo modelos de veículos elétricos e híbridos para atender a demanda gerada pelo Acordo de Paris, compromisso firmado entre diversos países para combater a mudança climática. As empresas seguem em busca de energia limpa, indo ao encontro de soluções para combater o aquecimento global. Neste caminho, é interessante ressaltar que um só ônibus consegue substituir 40 carros com relação ao volume de passageiros transportados, motivo pela qual a profissão de motorista de ônibus hoje é considerada pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) como uma profissão verde, pois ele atua em um setor sustentável.

A tendência da América Latina pelas versões elétricas.

O avanço da tecnologia e o aumento da preocupação com o meio ambiente, principalmente na área de poluentes, faz com que o número de veículos elétricos na América Latina cresça cada vez mais em investimentos e em interesse dos próprios consumidores, além de incentivos governamentais, para cumprir os objetivos do Acordo de Paris.

No Brasil, a LabMob, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, criou a plataforma E-Bus Radar. Com ela, é possível monitorar e coletar diversos dados do transporte público das cidades latino-americanas, mostrando o potencial que os veículos elétricos têm para evitar mortes prematuras devido à melhoria da qualidade do ar. A ideia é que quanto mais as frotas de ônibus com zero emissão forem crescendo, mais cidades e regiões poderão ser adicionadas ao sistema. Em São Paulo, o Confrota, Comitê Gestor do Programa de Acompanhamento de Substituição de Frotas por Alternativas Mais Limpas, emitiu regulamento para que até 2027 as frotas de ônibus da cidade tenham, pelo menos, 50% de modelos com zero emissão de poluentes.

E para acompanhar essa evolução, a Goodyear lança a nova versão do pneu UrbanMax, com a maior capacidade de carga do mercado nas medidas 215/75R17.5 e 235/75R17.5. O Urban Max é um pneu para uso direcional e de tração moderada perfeito para as necessidades do serviço urbano. Com a nova capacidade de carga, os pneus Urban Max passam a contar com o selo EDR (Electric Drive Ready), ou seja, também são preparados para veículos elétricos.

Os melhores pneus alinhados a esta nova tendência você encontra na Goodyear. Clique aqui e conheça os pneus Urban Max, ou se preferir, entre em contato conosco.

Até a próxima postagem! :)